2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Saiba a importância de capacitar sua equipe e como você pode fazer isso na sua empresa

March 26, 2019

Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”, Walt Disney.  Os gestores mais visionários já têm consciência de que as pessoas são a grande riqueza de uma empresa. No entanto, muitos ainda não sabem porque é importante valorizar as pessoas e como capacitar a equipe pode ser vantajoso. Saiba como treinar seus funcionários pode ser uma solução para muitos problemas.

 

Por que treinar sua equipe?

 

Engajamento

 

A capacitação é relevante para desenvolver os talentos que sua empresa tem. Imagine que os treinamentos comportamentais compreendem o desenvolvimento de novos líderes, atendimento ao cliente, como trabalhar em equipe, treinamentos motivacionais e de oratória, dentre outros.

 

Contratar talentos pode custar mais caro do que preparar a equipe existente e torna a equipe mais engajada.

 

Produtividade a mil

 

Obviamente profissionais treinados e capacitados irão executar as tarefas de forma mais rápida, fácil e da maneira mais adequada, além de evitar retrabalho e problemas na produção.

 

Os treinamentos proporcionados aos funcionários devem estar de acordo com as atividades, e para melhorar a capacidade e habilidades do colaborador.

 

Vantagens no mercado

 

Você acha que seu consumidor prefere contratar os serviços de quem ele considera mais preparado ou o contrário? Com a facilidade da busca das informações o consumidor moderno procura referências, reclamações e pesquisa bem antes de optar pela compra.

 

Acredite, quando seus funcionários têm alta capacidade e são os melhores, sua empresa vende mais porque é um diferencial.

 

Investir em treinamentos pode ajudar no seu posicionamento de mercado, pois os resultados serão bem melhores, além de se posicionar à frente dos concorrentes.  

 

Motivação

 

A falta de planejamento de carreira e influências e pressões externas à organização prejudicam a motivação do funcionário junto a empresa.

 

Muitos colaboradores mudam de emprego porque não tem expectativa de crescimento, no entanto, quando a empresa está disposta a melhorar e aumentar suas habilidades na sua profissão passa a ser uma motivação pessoal.

 

Imagine que você pode agregar aos seus colaboradores do setor financeiro treinamentos para entender melhor o Balanço Patrimonial ou Planejamento Financeiro, para o setor de compras e suprimentos treinamentos voltados para formação de preços ou análise de custos e para o setor de RH treinamentos de liderança e Gestão de pessoas, por exemplo.

 

As pessoas aprendem novas habilidades e está motivada para dar sempre um próximo passo.

 

Como elaborar um programa de treinamento?

 

Análise interna

 

Tudo se inicia com a compreensão dos pontos a serem melhorados, a necessidade dos colaboradores e da organização.

 

Pesquisas com os líderes, gestores e colaboradores é um bom começo, afinal eles convivem diariamente com os problemas da organização.

 

Talvez fazer uma pesquisa de clima organizacional seja uma boa ideia para começar.

 

Planejamento

 

Ao definir quais setores, pessoas ou processos precisam ser melhorados é preciso planejar. No planejamento entra a decisão sobre quais treinamentos são ideais e que conhecimento precisam ser aprimorados.

 

A estrutura precisa ser pensada, os valores a serem disponibilizados para a capacitação, como serão feitos os treinamentos e os critérios.

 

Uma decisão para diminuir os custos é optar por treinamentos a distância.

 

Tirar o plano do papel

 

Com a estruturação dos treinamentos, divulgue para os colaboradores e inicie a aplicação. Lembre-se de disponibilizar todas as ferramentas necessárias como materiais, por exemplo.

 

Avaliar a efetividade dos treinamentos

 

Ao finalizar a aplicação, é preciso analisar os resultados obtidos. Avalie o quanto os treinamentos têm melhorado a produtividade e habilidade dos colaboradores para ir moldando ou ajustando conforme os resultados alcançados.

 

Learning organization também é uma ótima opção, saiba mais aqui.

 

Agora que você já sabe porque é importante treinar a equipe e como pode fazer isso, veja que cursos nós temos disponíveis para a sua equipe que podem ajudar na evolução do seu negócio. A Dominus disponibiliza uma plataforma com diversos cursos em diversas áreas com toda qualidade e confiança que a sua empresa merece. Confira aqui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes