Mindset: saiba que influências ele pode ter na sua empresa

Provavelmente você já tenha ouvido falar em “mindset”, mas sabe realmente o que é? Saiba que faz toda diferença também na sua empresa, além de em todas as áreas da sua vida. Neste texto nós vamos falar um pouco sobre o conceito do mindset e como funciona no mundo corporativo.
Conceito de mindset
O conceito parte do princípio de que as suas crenças ou a sua mentalidade, tem poder sobre você e toda a sua vida. A maneira como você recebe os acontecimentos, adversidades e os seus sentimentos sobre esses fatos afetam de maneira importante a sua vida, assim como a organização.
Existem dois tipos de mindset, conforme a psicóloga Carol Dweck descreve em seu livro, Mindset: a nova psicologia do sucesso, primeiro a tratar do assunto. De forma simplificada, existem duas formas de mindset:
Mindset fixo
Trata-se do pensamento de que as coisas são como são e não podem mudar mesmo que você tente. Como se existisse um destino a cumprir, ou quem é inteligente já nasce assim e não adianta se esforçar e tentar aprender, pois não conseguirá.
Mindset de crescimento
O mindset de crescimento pensa diferente. Acredita que o esforço e o trabalho duro trarão sucesso e que as derrotas trarão crescimento. As qualidades básicas serão cultivadas através do seu esforço.
Mas parece algo tão pessoal, como trazer isso para a empresa?
Cada indivíduo tem sua forma de pensar, mas o mindset pode ser moldado e na organização é algo que deve entrar no ecossistema da empresa. Está se perguntando como isso pode funcionar? Com o gestor! Nele que tudo começa!
Deve-se implementar o mindset de crescimento como uma cultura da empresa. Trabalhando diretamente com a evolução constante dos colaboradores, sua empresa fica livre de improdutividade, desmotivação e insatisfação.
Como reconhecer se meu negócio tem mindset fixo
Vamos usar alguns exemplos de atitudes que você talvez tenha na empresa e o que você expõe como líder que são pensamentos de mindset fixo:
Sua empresa é a melhor do mercado;
Já chegou no seu máximo, não tem mais para onde crescer;
Deveria vender aquele produto, mas acho que não conseguiríamos desenvolver;
Adora elogios por parte dos clientes e colaboradores e
Tenta se firmar como uma organização que sabe de tudo.
Todos esses pensamentos são positivos, mas além de alguns serem narcisistas, fazem de você e consequentemente da sua organização, terem as características de mindset fixo.
É preciso pôr em mente que sempre é possível melhorar, crescer e chegar mais longe. Pensar que já está no seu limite de sucesso é um pensamento negativo, mesmo que não pareça.
Como implementar o mindset de crescimento na sua empresa
Antes de tudo, tenha seus valores definidos e faça com que seus funcionários saibam onde a empresa está e onde pretende chegar para que se sintam parte integrante da missão.
Felizmente, o mindset fixo pode ser mudado e para que você consiga desenvolver um mindset focado em crescimento, comece a focar em soluções e não em problemas.
Você deve sempre criar maneiras de expressar aos funcionários a capacidade que ele tem de pensar de forma positiva, voltada para o mindset de crescimento;
Sempre mostre aos colaboradores que você acredita no potencial deles e que eles possuem o que é necessário para desempenhar cada função da empresa com excelência;
Valorize os esforços dos que querem aprender algo novo, e não apenas aqueles que já sabem;
Use os líderes ou responsáveis por coordenar as equipes como importantes ferramentas de positividade e crescimento e
Inclua na sua empresa a política de feedbacks e críticas construtivas dizendo quais são os pontos fortes e quais precisam melhorar. Evite críticas desconstrutivas, se não levarão a lugar nenhum não tem porque serem ditas, será apenas grosseiro da sua parte.
De todo modo, o mindset de crescimento traz boas mudanças para a vida organizacional e pessoal de todos os indivíduos que fazem parte da empresa. Agora que você já sabe o que é, como implementar e como incentivar sua equipe a ir muito mais longe, coloque em prática! Se precisar de uma força, nós temos uma consultoria organizacional especializada. Você pode fazer um diagnóstico inicial gratuitamente.