2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Inteligência artificial e contabilidade, saiba porque essa união faz todo sentido

January 25, 2019

 

 

A contabilidade vem se modernizando continuamente. Equipes engajadas têm tornado a rotina contábil das empresas cada vez mais fácil e prática e uma das ferramentas que já se tornou realidade é a Inteligência Artificial. Por mais que seja difícil de imaginar como isso funciona, nós vamos explicar a importância elencando os motivos para essa união dar tão certo e como ela está sendo usada.

 

A entrega dos serviços de contabilidade evolui constantemente

 

A tecnologia tem a missão de tornar mais prática e fácil a vida das pessoas e, por mais que alguns acreditem que a contabilidade é sinônimo de monotonia e complicação, algumas empresas especializadas trabalham continuamente para mudar esse pensamento, principalmente por causa da implementação do projeto Sped que trouxe o uso de tecnologia para envio de informações fiscais e trabalhistas, com no e-Social.

 

Alguns exemplos dessa evolução ao longo dos anos, é o uso de armazenamento na nuvem, softwares próprios para gerenciamento, ferramentas e plataformas feitas para diminuir a burocracia nos processos internos, além de utilizar a tecnologia no contato entre contabilidade e cliente.

 

A inteligência artificial (IA)

 

A maior intenção é tornar máquinas capazes de simular a capacidade humana de raciocínio, percepção, tomada de decisão e resolução de problemas.

 

Assim, ser capaz de aprimorar-se conforme os dados são coletados. Aprender e evoluir como nós, seres humanos, fazemos naturalmente quando todos os dias nosso cérebro processa e decide o que guardar e o que descartar para a memória, já que todo o tempo aprendemos, vemos e ouvimos algo novo.

 

Hoje usamos a inteligência artificial com as assistentes pessoais em nossos smartphones, como, por exemplo, a Siri, no navegador Google que usa algoritmos para localizar as melhores respostas para nossas buscas, a IA atua também no marketing personalizado, pois não é por acaso que quando você pesquisa algo que queira comprar na internet, coincidentemente, o produto começa a aparecer em anúncios em suas redes sociais ou em sites.

 

Já na contabilidade, a inteligência artificial é usada para leitura e análise de dados, resultados e inconsistência em  números financeiros. Ajuda na gestão, faturamento, inatividade de movimentações, insights de negócios e atendimento ao cliente. São tarefas que podem ser feitas por pessoas, mas que levam muito menos tempo para serem realizadas por máquinas.

 

Um exemplo de IA na contabilidade é a plataforma Nucont que passa os dados contidos no balancete contábil para gráficos e indicadores que ajudam a visualizar a saúde financeira da empresa, dentre outras coisas.

 

1. Alta produtividade da equipe com automação dos processos

 

Tarefas repetitivas podem ser automatizadas por computadores, o que em grande escala, vai melhorar a produtividade da equipe, pois levarão menos tempo para serem executadas.

 

2. Análise mais rápida e assertiva

 

A parte analítica, será feita por computadores com aplicação de inteligência artificial, isso faz com que a análise de documentações e números, por exemplo, sejam feitas de maneira mais rápida e com menos possibilidade de erro.

 

3. Agregam mais valor para o cliente

 

A parte analítica traz mais praticidade e segurança, pois é capaz de organizar informações, ver contas fora dos padrões, incoerências e inatividade. A possibilidade de retrabalho é menor, pois as tarefas são feitas de forma mais precisas.

 

Desse modo, com o uso de tecnologia agregado ao uso de talentos humanos as contabilidades inovadoras farão toda a diferença na prestação do serviço. Buscando fazer parte da estratégia das empresas, além de registrar, conferir, apresentar balancetes, e a parte burocrática. A estratégia é fazer parte do planejamento e entregar mais do que é feito hoje. Quer saber mais? Visite nosso site. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes