2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Inovação é sempre tecnologia?

March 26, 2019

 

Sou um adepto da inovação constante e sempre converso sobre o tema com várias pessoas. Percebo nessas conversas como é comum relacionar a inovação com tecnologia.

 

Dessa reflexão, surgiu esse pequeno artigo que compartilho agora com vocês.

 

A inovação nos últimos anos vem sendo a palavra do momento, a quantidade de eventos sobre o tema aumentou bastante, e é comum associar a palavra inovação aos avanços tecnológicos, mas será que realmente é só essa a relação?

 

Quando falamos em “inovação”, estamos falando de um conjunto de ferramentas e metodologias que visam aperfeiçoar ou criar algo que proporcione resultados econômicos e sociais. Vejo que essa é uma boa definição, pois abrange toda a cadeia de valor da inovação.

 

Nós somos inovadores por natureza, faz parte do nosso ser, se não fossemos, não teríamos saído da idade da pedra. E aí, concorda?

 

Vamos refletir: a inovação é um processo de adaptação que a humanidade passa de tempos em tempos, basta olhar para a nossa história:

  • Idade da Pedra – Descoberta do fogo e a invenção da roda.

  • Idade Medieval – Organização em feudo, melhoria da agricultura.

  • Idade moderna - ciência experimental, globalização

  • Idade contemporânea - são tantos exemplos que vou deixar vocês comentarem abaixo!

 

Temos outros exemplos como: energia, pólvora, carros, computadores etc. Esses são alguns dos milhares de exemplos que temos.

 

Tudo isso foi inovação em sua época. Portanto a inovação não é algo novo, ela vem nos acompanhando em toda a nossa evolução como ser humano.

 

E o que diferencia a inovação em cada época? O seu resultado!

 

Hoje em dia é voltado para a tecnologia, por isso fazemos tanto essa relação.

 

Ainda tem mais uma diferença relevante: a velocidade que tudo acontece.

 

Se antes demorava alguns anos para algo se concretizar, hoje, através da tecnologia e da transformação digital, leva apenas meses, dias e até mesmo horas.

 

Então, a tecnologia é um dos resultados mais relevantes que temos de todo esse processo, pois além de nos proporcionar vários pontos de vista e soluções, faz isso em velocidade muito rápido.

 

Todos nós somos inovadores, alguns mais e outros menos, e podemos dizer que estamos vivenciando um momento muito especial, pois estamos em tempos de evolução como seres humanos e como sociedade, o que vai nos forçar a uma nova adaptação e mais disruptiva, com impacto em todos os sentidos da nossa vida.

 

O que nos leva a mais uma reflexão: estamos preparados para as mudanças que já chegaram e as que estão por vir?

 

Até a próxima.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo