Gestão de vendas e como manter a sustentabilidade do seu negócio

July 26, 2018

Algumas organizações acreditam que a gerência de vendas é apenas saber o que foi gasto e o que foi vendido para obter o resultado total no final. Isso é importante, mas a gestão de vendas vai muito além disso. O mercado evolui constantemente e para manter as vendas em movimento, é preciso analisar tudo que envolve o processo, do início até o objetivo final que é se manter em movimento e aumentando os resultados a cada período.

 

O que é gestão de vendas

 

A gestão de vendas é pouco explorada nas organizações, pelo menos na maioria delas. Algumas empresas acreditam que a gestão está relacionada apenas com o resultado final, o fechamento do negócio, a venda em si.

 

Porém uma boa gestão de vendas está relacionada a muitos outros fatores,  dentre eles as estratégias de atendimento, estratégias de apresentação, qualidade e composição de preços dos produtos, estratégias de disponibilidade de estoque e estratégias de marketing.

 

Organizações que possuem uma boa gestão e estratégias bem definidas, possuem resultados mais efetivos e coerentes com o planejamento e metas da empresa.

 

Padronize seus processos para um melhor atendimento

 

Para obter resultados mais efetivos, uma boa prática é a padronização do atendimento de toda a equipe.

 

Você precisa saber o que o seu vendedor fala com o cliente, quais os argumentos que ele utiliza na apresentação do produto e da empresa, ligações, e-mails, reuniões e tudo que couber a comunicação.

 

Tudo isso precisa ter um roteiro. Todas as etapas da venda precisam ter um discurso, ação e até comportamento pré estudados. Mas claro, as ações vão ser diferenciadas conforme vendedor a fazê-lo. Cada um adiciona detalhes, porém a qualidade do atendimento permanecerá.

 

Tenha uma equipe de vendas afiada

 

Não adianta você colocar pessoas para ser o rosto do seu negócio sem que eles estejam preparados para dar o melhor atendimento possível, e no melhor atendimento estão o conhecimento sobre o produto ou serviço ofertado.

 

Treinar sua equipe garante que os resultados que você espera sejam alcançados, boas dicas de treinamento para vendedores são os relacionados a persuasão, que fará com que o vendedor tenha técnicas para ajudar a acionar os gatilhos mentais do consumidor,  rapport, técnica para criar uma ligação entre vendedor e o cliente e muitos outros, mas os mais importantes são sobre o produto vendido.

 

Escolha a melhor liderança

 

O setor de vendas necessita de uma pessoa para liderar, e a gestão precisa escolher a pessoa mais indicada para isso.

 

O ideal é escolher alguém que esteja alinhado com a estratégia da empresa, conheça as soluções ofertadas e mantenha a equipe sempre motivada, por que pessoas motivadas são sempre mais receptivas e mais empenhadas.

 

O líder deve funcionar como um apoio para a equipe, por isso ele deve saber sobre produtos, processos, prazos e tudo o que for relacionado a gestão de vendas.

 

Invista na otimização dos processos e atendimento

 

Os melhores resultados vem com com a otimização dos processos.

 

Uma boa opção são softwares de gerenciamento que ajudam a visualizar os resultados alcançados, onde seja possível emitir relatórios para visualizar os produtos que mais vendem, os períodos que os resultados são melhores e etc..

 

Uma ótima opção também são os CRMs (Customer Relationship Management), você pode manter um acompanhamento mais efetivo com os clientes, algumas ferramentas disponibilizam de integração com e-mail e nele você pode acompanhar notas, tarefas, reuniões, ligações feitas e tudo o que for relacionado ao atendimento.

 

CRMs são importantes principalmente para empresas que possuem atendimento interno, é possível recapitular e manter registro daquele contato  que ainda não está preparado para fechar o negócio, mas que pode fechar no futuro. Você não perde a oportunidade, apenas deixa a em standby.

 

Assim, uma boa gestão de vendas ajuda a manter seu negócio em constante crescimento, afinal, o setor é o coração de toda empresa, independente de qual seja o seu ramo, você depende de alguém contratar o seu serviço ou comprar o seu produto para se manter no mercado.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.