2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Entenda tudo sobre o “Design thinking”

November 19, 2018

 

Uma nova forma de pensar, um conjunto de métodos e processos para abordar problemas, inicialmente aplicado por designers e hoje buscada por muitos outros profissionais. A ideia é usar a maneira crítica, criativa, sempre vendo oportunidades e construindo várias opções de soluções, testando e encontrando possíveis caminhos para a resolução desses problemas. Pode ser usado em qualquer situação e vale a pena conhecer e aplicar. 

 

Qual o diferencial do design thinking 

 

A maneira de pensar do design aborda situações de forma criativa e tem foco nas necessidades humanas, de maneira que a solução sempre será a melhor dentre muitas outras encontradas. 

O trabalho do design passa por etapas de criação com curto prazo e atividades multidisciplinares em busca de um objetivo final. 

 

Pensar como designer pode transformar a maneira que as empresas desenvolvem novos produtos, processos, serviços e estratégias.  

 

Essa maneira de pensar, reúne o que é necessário a humanidade 

 

ETAPAS DO DESIGN THINKING 

 

Dependendo do desenvolvedor, a metodologia pode ser diferente. Podendo ser 3, 5 ou até 7 etapas. Decidimos usar cinco etapas para explicar as ações do design thinking, porém é apenas um modo de organização, as ações serão as mesmas.  

 

1.Descoberta 

 

Nesta etapa, já sabemos o problema, mas precisamos buscar mais informações, de certa forma criar empatia com o usuário, uma espécie de pesquisa de campo. 

 

Então você conversa com os usuários para entender como esse problema afeta suas vidas, como ele vive, o que sente e o que quer e também uma pesquisa referencial do que você encontrar de material já existente.

  

Trata-se de um estudo aprofundado, onde é muito importante tratar do assunto como uma novidade sem suposições e julgamentos.  

 

Também é importante perguntar o mais básico, mesmo que pareça irrelevante, já que algum usuário pode ter sentimentos completamente diferentes do outro. 

 

2.Interpretação 

 

Reúne-se todos os dados coletados na primeira etapa, com o seu público e usuários (é importante ter isso definido também), e aí você sistematiza e tenta entender o que esses dados te dizem.  

 

3.Ideação 

 

Chegou o momento do brainstorming com os envolvidos no projeto.  

 

Nesta etapa deve se trabalhar em várias opções de soluções para o problema. É importante ter o máximo de ideias possíveis, mesmo as que pareçam ruins, para depois selecionar o que levar para a próxima etapa.  

 

4.Prototipação 

 

Nesse momento você seleciona uma ou algumas ideias que considera interessante para tornar tangível, tornar real essa solução, no caso de produtos você pode criar uma primeira versão do produto, seja um desenho, ou até mesmo um protótipo em escala reduzida como uma maquete para compreender.

 

5.Análise e evolução 

 

Nesta última etapa você avalia o que foi criado, reflete sobre o protótipo, e analisa a viabilidade econômica e quais os diferenciais da sua solução para o que já existe.  e é importante nessa fase apresentar para o seu público e coletar opinião. 

 

É interessante incluir usuários nos testes, permitindo que comparem os produtos finais e que interpretem de maneira pessoal, já que muitas vezes temos nossas próprias interpretações e afinidade por determinado produto ou ideia.  

 

Com essa fase você vai compreender de verdade se a solução é a ideal para resolução do problema dos usuários. 

 

Não necessariamente essa metodologia tem obrigatoriedade de ser seguida, muitas vezes você pode ter as ideias em etapas anteriores e é importante lembrar de ir anotando tudo para usar na etapa oportuna, além de você estar livre para ir e voltar a etapas. É apenas uma direção, a ordem dos fatores não altera o resultado.  

 

Portanto, o design thinking é uma metodologia bem explorada por grandes organizações e uma tendência para a cultura corporativa de forma mundial,  seu uso garante uma entrega com excelência para o usuário final, baseando-se na metodologia de resolver os problemas de forma crítica e criativa, além de enxergá-los sempre como uma oportunidade. Que tal sua equipe começar a pensar como designer?

 

Gostou desse post? Repasse para a sua estafe!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes