2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Entenda o balanço patrimonial

May 17, 2018

 

O balanço patrimonial é um importante documento para as organizações e para que você fique por dentro do que ele representa e de como pode usá-lo na sua empresa fizemos esse artigo.  

 

O que é o Balanço patrimonial?

 

O conceito básico do Balanço Patrimonial é que se trata de um dos principais relatórios de gestão de uma empresa, destinado a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

 

O Balanço Patrimonial deve ser gerado após os registros de todas as movimentações financeiras de uma empresa por um determinado período, os dados são os constantes no livro diário, que nada mais é do que a demanda do dia a dia da instituição.

 

Qual a função?

 

A função do Balanço Patrimonial está na forma de como se pretende usar os dados que ele apresenta. O relatório torna mais claras as informações e a realidade da empresa, sendo uma ótima fonte de informação, e com seus dados a empresa pode:

 

  • Utilizar os dados para o planejamento estratégico;

  • Tomada de decisões e ações sobre o estado atual da empresa;

  • É pedido com frequência nos processos de compra de órgãos públicos (licitações);

  • Por meio do balanço os investidores podem levantar informações históricas da empresa;

  • Análise da capacidade da empresa, pagamento, endividamento, lucratividade e rentabilidade do negócio.

 

Construção básica do balanço Patrimonial

 

O balanço patrimonial apresenta os ativos, passivos e o patrimônio líquido, que é o sobra da diferença

entre total de ativos e total de passivos. O balanço pode ser considerado como uma igualdade contabilística dividida em dois itens, o primeiro item é representado pelo ativo, e o segundo pelo passivo e capital próprio da empresa.

 

Na contabilidade e no direito, a palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expressos nas fórmulas contábeis:

 

Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo

 

Aplicações = Origens.

 

Obrigatoriedade da apresentação

 

O balanço patrimonial tem sua apresentação obrigatória para todos as empresas e sociedades.

 

Porém, há duas exceções previstas: microempresas e empresários rurais.

 

A estrutura do documento é uma consequência das partidas dobradas, em que os valores de débito e crédito devem ser iguais.

 

O termo "patrimônio" se refere ao grupo de bens, obrigações e direitos. Juntando as duas partes, obtém-se o balanço patrimonial.

 

O Balanço Patrimonial faz é um dos relatórios que compõem as Demonstrações Contábeis de uma empresa, o balanço demonstra, resumidamente o patrimônio da instituição e seus débitos.

 

Prazos

 

Quanto aos prazos, a melhor coisa a fazer é conversar com o seu contador, pois não existe uma uma data fixa definida e há muitos detalhes que diferenciam essa questão.  

 

Há algumas diferenças nas maneiras de apresentar, que diferenciam o prazo de entrega, por exemplo, as empresas que apresentam o SPED contábil tem até o último dia de maio para entregar.

 

Assim como também há exceções nos períodos, como nos casos das empresas que não tem o ano fiscal completo desde que iniciaram suas atividades.

 

De todo modo, existem muitos pormenores que só o contador pode esclarecer com precisão, bem como o Balanço Patrimonial, por lei, deve conter a assinatura de um profissional registrado no órgão competente. Por isso, a melhor coisa a se fazer antes de abrir o seu negócio ou se organizar é contratar uma empresa de contabilidade que confiança.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes