7 dicas essenciais para a avaliação de desempenho na sua empresa


Processo sistemático, normalmente feito de maneira periódica, para avaliar o desempenho da pessoa em função do trabalho a ser desenvolvido. A avaliação ajuda a organização a saber em que ponto o indivíduo alcançou ou se distanciou das metas e objetivos que a empresa espera do colaborador.

Por que avaliar?

A avaliação de desempenho traz o feedback necessário, de maneira construtiva, para a gestão e para o funcionário sobre a sua performance nas atividades desempenhadas por ele.

Proporciona crescimento pessoal e profissional para o funcionário, além de deixar claro para a empresa a importância do colaborador para a organização.

As avaliações também são importantes para quando os gestores pensam em aumentar o salário do colaborador.

É uma boa ferramenta de motivação, profissionais bem avaliados se sentem à vontade para continuar desempenhando bem, e aqueles não tão bem avaliados, sabendo os pontos que têm a melhorar, serão auxiliados no processo de melhoria.

Funções esclarecidas

Para que um indivíduo possa ser avaliado pelo seu desempenho, ele precisa ter clareza das funções a serem desempenhadas. Deve ser explicado quais as atividades e qual a importância da entrega no dia-a-dia da organização.

Essas tarefas devem ser repassadas para o funcionário de maneira clara, de preferência por escrito e deve ser de conhecimento de toda a empresa, das atividades mais simples as mais complexas.

Opte por avaliações individuais

Avaliar em equipe pode trazer competitividade desnecessária entre os indivíduos, e mesmo que desempenhem papéis em conjunto em diversas atividades, é ideal que a avaliação seja feita pelos superiores de maneira oportuna e imparcial, de maneira que sejam ressaltados os pontos positivos e pontos que podem ser melhorados.

Avaliação 360°

Uma boa opção para a avaliação de desempenho, pois trará a visão de toda a equipe sobre todos. Na avaliação 360° todos são avaliados, colaboradores e gestores.

Podem ser avaliados em três situações: como par de trabalho (avaliação entre colegas), superior (avaliação do colaborador para o superior) ou colaborador (do superior para colaborador).

Saiba criticar

Sabemos que poucas pessoas aceitam receber críticas, como também poucas pessoas sabem criticar de maneira respeitosa. É importante que o avaliador saiba repassar a avaliação de maneira construtiva, uma boa maneira é dar sugestões de atitudes que a pessoa possa tomar para melhorar o ponto abordado.

Resultado

Deixe sempre claro o motivo das avaliações, explicando a importância que ela tem dentro da organização. Nunca deixe de dar o feedback ao funcionário, deixar de fazer isso pode desmotivá-lo.

Avalie frequentemente

Não espere “datas” para avaliar a equipe, avalie diariamente observando o trabalho individual e em equipe de cada um. Avaliações esporádicas ajudam, mas conhecer seus colaboradores e dar feedback frequentemente é uma ótima ferramenta de gestão.

Prêmio por boa avaliação

Muitas vezes colaboradores são avaliados, mas nada é feito com aquela avaliação.

sejam recompensados de alguma forma, não necessariamente com bonificação, mas você pode traçar metas e objetivos e com base na evolução do colaborador premiá-lo de alguma forma.

De todo modo, a função da boa avaliação de desempenho é fazer com que a empresa preserve talentos, invista na evolução, desenvolvimento e atualização constante dos colaboradores sem deixar que bons profissionais escapem. Fazendo assim, que haja excelência no atendimento e nas atividades desenvolvidas por todos. O que você acha de começar a avaliação de desempenho na sua organização?

#gestão #avaliação #feedbacks #feedback360 #gestãoporcompetência

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.