4 Dicas para fazer o controle do inventário de bens patrimoniais da sua empresa


Um inventário, nada mais é do que uma lista contendo e descrevendo todos os materiais ou bens em posse de uma pessoa ou de uma organização. Nesse último caso, geralmente se refere a um inventário de estoque, pois a lista contempla aquilo que a empresa armazena internamente ou em algum outro lugar, como um depósito. Essa ferramenta é negligenciada por muitos empreendedores. Mas aplicá-la no seu negócio é fundamental para manter o controle e visualizar o panorama do seu estoque e patrimônio.

Tipos de inventários

Inventário Geral:

Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário etc.

Geralmente, é útil para contabilidade e avaliação do patrimônio da empresa.

Inventário Parcial ou Dinâmico:

Refere-se à contagem de uma parte específica dos bens de uma empresa.

É o caso do controle dos estoques de um armazém, em que o foco está direcionado para um conjunto predeterminado de mercadorias, por exemplo.

Inventário Anual:

Trata-se da contagem dos bens de uma empresa ao final do chamado ano fiscal. O que, no Brasil, coincide com o calendário de janeiro a dezembro.

Inventário Rotativo:

Corresponde às contagens de estoques realizadas várias vezes, mensal, semanal ou diariamente.

Isso ocorre em parcelas específicas do estoque e demanda uma avaliação cuidadosa quanto à periodicidade, uma vez que exige a disponibilização de mão de obra.

Inventário Cíclico:

Busca o ajuste periódico entre a quantidade de bens em estoque e as informações utilizadas em lançamentos contábeis.

Logo, enquanto o inventário rotativo atende a necessidades administrativas, como evitar extravios e controlar os níveis de estoque, o inventário cíclico procura dar segurança à base de dados da empresa.

Agora que já sabe os tipos de inventário, daremos 4 dicas essenciais para fazer o seu.

1. Escolher as datas do inventário

Evite realizar a contagem em dias em que há grande fluxo de saídas e entradas. O ideal é escolher um dia em que o estoque estiver sem movimentações, como finais de semana, feriados ou durante a madrugada.

2. Organize e categorize os espaços

Essa prática tornará o trabalho mais eficiente e diminuirá as possíveis dificuldades. Um espaço limpo, com itens agrupados por categorias e visualmente agradável, é a melhor opção para possibilitar um inventário bem-sucedido.

Ao fazer as contagens, estabeleça também o número de prateleiras, gavetas, armários e qualquer outro mobiliário de armazenamento. Associe os itens a esses locais, para facilitar o trabalho, os registros e as próximas contagens.

3. Conte cada item, um por um

É importante não confiar que em uma caixa existem x latas de tinta, por exemplo, pois pode acontecer de algumas delas conterem um pouco menos ou mais. O correto é ver e contar cada material ou produto na mão, para minimizar as margens de erro.

Depois faça uma segunda contagem, quando acabar a primeira, o ideal é mudar de pessoa nas contagens, para validar a primeira contagem.

4. Faça um registro detalhado

Por fim, como já dito no início, descrever o máximo possível de detalhes em relação a cada categoria e produto será importante para manter um inventário completo. Quanto mais informação, maior a eficiência.

Quais empresas necessitam de inventário?

O inventário é um processo comum da administração da empresa. O que muda em cada negócio, na verdade, é o nível de detalhamento exigido para uma boa gestão.

Vale ressaltar, que a criação dos processos e rotinas de inventário de estoque exigirão o auxílio de profissionais qualificados.

Existem consultorias preparadas para auxiliar a empresa.

Afinal, é preciso definir quais serão os tipos implementados e de que forma eles serão desenvolvidos

#balancopatrimonial #patrimonio

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.