Descubra a importância do endomarketing para os resultados da sua empresa + 10 dicas essenciais para


Você já parou para pensar se a sua empresa é considerada um bom lugar para se trabalhar por seus colaboradores? Com o endomarketing, seu empreendimento pode se tornar o emprego dos sonhos, trazendo resultados excelentes, preservando os melhores talentos e diminuindo o índice de turnover. Neste post, nós vamos falar sobre o conceito de endomarketing, benefícios e dicas para implementá-lo na sua organização.

O que é?

Trata-se de uma estratégia de marketing voltada para as pessoas internas à organização. Um marketing institucional, que tem o objetivo de ter uma boa imagem da empresa perante seus colaboradores e espelhar isso nos resultados da empresa.

Imagine como os colaboradores têm influência na entrega de seus serviços. Eles possuem contato direto e diário com clientes, fornecedores, novos colaboradores e pessoas externas à organização.

Com o endomarketing a empresa é vista de uma forma mais humana e se torna um lugar adorado pelos funcionários.

Apesar do termo estar relacionado com marketing, na verdade é um composto de ações entre RH e marketing.

Por que o endomarketing deve fazer parte da estratégia da empresa?

Passando para um lado mais técnico, estudos já comprovaram que chefes e empresas ruins podem adoecer funcionários, sendo tão nocivos à saúde quanto fumar.

Então, ter uma empresa com um bom ambiente para se trabalhar pode ser muito bom para seus funcionários e consequentemente acaba voltando para a empresa de forma geral.

  • Uma das maneiras mais eficazes para a diminuição de turnover na empresa;

  • Aumento da motivação entre os colaboradores;

  • Produtividade otimizada;

  • Profissionais leais e compromissados com os valores da organização;

  • Melhor clima organizacional e;

  • Bem-estar geral;

10 Dicas para implementar o endomarketing

Lembre-se de que o endomarketing visa trabalhar a percepção dos colaboradores sobre a empresa. As ações têm o intuito de ter colaboradores cada vez mais motivados, interessados na entrega dos resultados da empresa e satisfeitos com seu emprego.

O endomarketing é um trabalho contínuo. Não funciona como uma campanha, deve funcionar como uma cultura da organização.

1. Pesquisa de satisfação e estudo da estratégia

Esse é o passo inicial para descobrir falhas e melhorias a serem feitas, além de saber como anda o bem-estar da equipe pelos próprios colaboradores.

Uma ideia interessante, é fazer a pesquisa de forma anônima. Afinal, muitos colaboradores temem ser prejudicados ao falar a verdade quando são questionados sobre determinados assuntos.

Obviamente sua equipe deve estar preparada para analisar da melhor forma essa pesquisa, porque é preciso saber filtrar os resultados.

A partir da finalização da análise, entra em ação o processo de melhorias a serem implementadas.

2. Capacitação da equipe

Promova palestras, cursos e treinamentos para aumentar a qualificação de seus colaboradores. Esta ação ajuda na vida profissional do colaborador e na instituição, afinal, o colaborador estará mais capacitado para suas tarefas.

3. Empresa aberta a sugestão de melhorias

Empresas que mostram estar abertas a ouvir a opinião de funcionários aproximam o colaborador da organização. As pessoas se sentirão mais úteis e essa simples ideia pode fazer muita diferença para o capital humano da empresa.

A empresa pode implementar uma caixinha de sugestões. Brainstorming também é uma boa ideia para participação de todos!

4. Integração fora do ambiente de trabalho

Uma maneira de trazer colaboradores para mais perto da organização é promover eventos fora do ambiente do trabalho.

Levá-los a um local em que possam interagir fora dos assuntos e ambientes do cotidiano da empresa, como, por exemplo, restaurantes, bares, cinemas e etc...

Deve-se investir na proximidade e amizade entre colaboradores de todos os setores e patamares da empresa, por isso a participação de líderes é muito importante.

5. Benefícios

As empresas já costumam dar benefícios como vale transporte, plano de saúde e alimentação, mas pensar além desses benefícios pode ser crucial.

Algumas organizações trabalham com horários flexíveis, gratificação por metas alcançadas, possibilidade de home office, descontos em instituições de ensino e outros lugares, caso seja possível.

6. Plano de carreira

O plano de carreira mostra que a empresa tem interesse em ver o funcionário crescer dentro da organização.

Não deixe que o funcionário pense que vai passar a vida toda estagnado em um único cargo e sem expectativa nenhuma, isso pode desestimulá-lo.

7. Reconhecimento

Não está relacionado apenas ao retorno financeiro. O reconhecimento pode vir em forma de elogio e agradecimento.

Seus funcionários se sentem muito valorizados quando são reconhecidos pelos seus feitos. Quem recebe elogios desencadeia várias sensações de alegria, prazer e satisfação reforçando a autoestima. Assim, ele fará o possível para fazer sempre o melhor cada vez mais.

8. Exponha os bons exemplos

Com a autorização do funcionário, divulgue seus bons resultados alcançados para o restante dos colaboradores.

Principalmente, aqueles que atingiram bem mais do que sua limitação permitia. Os outros funcionários tomarão como exemplo e assim serão incentivados a fazer o melhor.

9. Ambientes que inspiram

Estar em um local agradável também faz muita diferença! Planeje os espaços e tenha uma boa decoração para que os colaboradores se sintam acolhidos e motivados.

Pensar na ergonomia dos colaboradores também pode ser essencial, outra ideia é ter um local de descompressão e descanso dos funcionários.

10. Espalhe uma cultura de inovação

As pessoas adoram fazer parte de empresas que buscam se atualizar, experimentar e inovar no mercado.

Mantenha essa cultura de sempre estar disposto a implementar novos processos e ferramentas para o crescimento da organização.

Sua empresa só tem a ganhar com o endomarketing! Aprenda como transformar e reter talentos na sua organização para conseguir resultados inimagináveis. Para saber mais sobre como atingir os melhores resultados da sua equipe, faça um diagnóstico gratuito.

#RH #Marketing #Endomarketing

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.