2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Contabilidade ambiental: saiba tudo sobre essa tendência

November 9, 2018

 

 

    

Com pessoas cada vez mais conscientes do desgaste e limitação dos recursos da natureza (além do efeito estufa e aquecimento global), que estão diretamente ligados ao desenvolvimento irresponsável da humanidade, empresas têm buscado contribuir com iniciativas que ajudam a demonstrar o quanto suas ações impactam na natureza. 

 

Qual o papel da contabilidade nesse cenário?  

 

A contabilidade ambiental é o registro das operações que impactam no meio ambiente.  

Quando falamos de contabilidade ambiental, fica a dúvida no ar, já que são duas coisas que não parecem ter nenhuma ligação. 

 

Porém, surge como um reforço dentre as iniciativas sustentáveis, funcionando como um elo entre meio ambiente e sistema econômico.  

 

A contabilidade em forma de ciência, contribui de maneira positiva no com a proteção ambiental, na sua maneira  sistemática de registro e controle, com dados financeiros e econômicos através da influência de organizações que exploram o meio ambiente de alguma forma. 

 

Trata-se do registro do patrimônio ambiental (direitos, bens e obrigações ambientais) de determinada organização, e suas concernentes mutações - expressos de maneira monetária.  

 

O objetivo da contabilidade ambiental é proporcionar informações regulares para os usuários internos e externos sobre os eventos ambientais que geraram modificações na situação patrimonial da organização, disponibilizando informações monetárias.  Digamos que a contabilidade converte as alterações do patrimônio ambiental em valores, de modo que seja possível analisar de forma contábil essas alterações.

 

Os profissionais e empresas de contabilidade podem atuar no ramo propondo modelos para incentivar e colocar em pratica uma gestão mais voltada para o aspecto ambiental, usando métodos e sistemas para contabilizar as ações da organização sobre o meio ambiente.  

A contabilidade ambiental está na sustentabilidade, responsabilidade social e relacionamento com a comunidade que hoje é basicamente pré-requisito para as entidades, seja de forma legal, da concorrência e do mercado.   

 

Trata-se de um demonstrativo que expressa o ativo e passivo ambiental em determinado momento, evidenciando, de forma sintética as contas da gestão ambiental natural.  

É uma ferramenta muito importante para empresas que exploram os bens naturais de alguma forma. 

 

Vantagens para a empresa  

 

A contabilidade ambiental dá maior controle do impacto das ações, ajudando na identificação e alocação dos recursos de maneira que os investimentos e mecanismos sejam baseados em indicadores precisos por conta do melhor acompanhamento.  

 

Processos padronizados com o fornecimento de dados para vários públicos de interesse da entidade, pois permite maior controle e geração de indicadores de desempenho no âmbito ambiental.   

 

Boa imagem perante clientes e outras entidades ao publicar o balanço socioambiental, proporciona maior transparência da administração e assim boa imagem da instituição por conta da contribuição a natureza, isso é relevante por causa da constante cobrança da responsabilidade ambiental com das empresas. Além de poder se tornar um legado da organização.  

 

A crescente exigência normativa e legal leva a gestão das empresas a adotar processos de administração e controle mais de acordo com demandas desse tipo.  

 

O movimento de proteção ambiental ganha mais força a cada ano, causando impacto na gestão das empresas, trazendo mais consciência sobre essa responsabilidade e obviamente essa consciência traz valores importantes para a visão dos negócios. 

 

Pode auxiliar na tomada de decisões, sendo utilizada para as avaliações de riscos. Isso inclui medições físicas do uso de insumos, poupanças e receitas relacionadas com atividades que podem impactar o ambiente e avaliação monetária dos custos. 

 

A finalidade é esclarecer e medir qual o verdadeiro impacto da empresa sobre a natureza, seja por desmatamento, exploração de recursos naturais, uso de recursos hídricos ou produção de lixo. Se pretende assumir esse compromisso com a natureza, consulte o seu contador.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo