2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Conheça o “learning organization” e os impactos positivos que ele pode trazer para a organização

December 10, 2018

 

Você já parou para pensar no que pode acontecer se você ficar inerte? Se você chegar a um ponto e a partir dele não se movimentar? Isso, simplesmente não acontecerá nada. Mas partindo do princípio que estamos falando de uma organização, ficar inerte pode trazer muitos prejuízos, principalmente com o mercado tão competitivo que aparece com uma novidade todos os dias. Vamos falar um pouco sobre a metodologia que aplica um movimento constante de crescimento: o learning organization ou organização que aprende.

 

É novo?

 

Na verdade, não.  No ano de 1990 Peter Senge publicou seu livro “The fifth discipline”, que acabou se tornando referência para temas já discutidos em grandes organizações, que pensavam no assunto, porém de forma fracionada que não evoluía.  

 

O livro fala de cinco disciplinas que usadas de forma correta, em conjunto e  impecável harmonia podem fazer qualquer organização ter sucesso em qualquer aspecto.

 

Peter Senge define: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”

 

O livro baseia-se em cinco disciplinas, como o nome já sugere, que talvez possamos destrinchar em outro momento:

 

1.Domínio pessoal; 2.Modelos Mentais; 3.Visão compartilhada; 4.Aprendizado em equipe e 5. Pensamento sistêmico.

 

O “learning organization” é uma tendência voltada para a constante evolução da organização como um todo, buscando o aperfeiçoamento de processos, produtos, e etc…

 

A metodologia defende que as pessoas sejam  incentivadas a expandir a  sua capacidade criativa na busca de resultados realmente satisfatórios.

 

A empresa cria uma interligação entre todos os envolvidos, de forma social, ou seja, as pessoas levam seus novos aprendizados, de modo constante, fazendo com que os outros indivíduos  aprendam com esse novo conhecimento, que inclusive pode vir de qualquer lugar.

 

Impactos positivos do learning organization

 

1.    Nível de qualidade e performance elevados

 

Imagine que todos os colaboradores estão aptos para trazer experiências e inovações para os processos, seja de criação, análise  ou até mesmo atendimento. São várias cabeças pensantes buscando a evolução, isso faz com que problemas sejam melhores avaliados e soluções reais sejam encontradas.

 

2.    Posicionamento no mercado

 

Foco na qualidade e melhoria contínua fazem parte da história das grandes organizações que se tornaram autoridade no mercado. Não tem como não se destacar se você está sempre evoluindo e buscando as melhores práticas e o aperfeiçoamento.

 

3.    Comunicação interna

 

Algumas empresas sofrem bastante com a falta de comunicação, com o “learning organization”, os colaboradores naturalmente criam a cultura de comunicação entre si. Como cada um tem sua parte no aprendizado, o grupo tende a ser mais dinâmico e motivado. Há menos preocupação em cometer erros, pois eles fazem parte do processo.

 

4.    Novos conhecimentos, novas ideias

 

O mercado não brinca, e quando você tem uma equipe engajada, trazendo sempre novos conhecimentos que vão gerar novas ideias e assim novos produtos, novos processos, sempre em constante desenvolvimento.

 

De todo modo, o learning organization é ideal para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A filosofia para ser implementada conta com a coragem para transformação e renovação, mas também precisa de atenção, pois são processos que requerem democracia e menos hierarquia rígida. O clima deve ser de confiança, harmonia e respeito. Bons times aprendem juntos! Se precisa de consultoria organizacional, fale conosco!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes