Compliance e a sua empresa

O termo compliance é muito utilizado em organizações mais modernas, podendo a palavra ser traduzida no literal para: conformidade. Porém, o termo compliance abrange estar em conformidade em relação a leis ou regimes, ou agir conforme as normas, diretrizes, código de conduta e/ou regras estabelecidas. Na realidade dos negócios, a ideia do compliance é que as entidades se preocupem com as questões éticas e leis vigentes em todas as suas ações.
Como manter o compliance na sua empresa
Antes de tudo, o profissional ou equipe responsável pela gestão de determinado departamento deve ter conhecimento sobre as normas e processos, o município, estado e/ou país.
Isso se dá por que o termo pode ser usado para as diretrizes internas e externas a organização.
Além de estar em conformidade com relação as leis, as empresas também necessitam que o mercado saiba que a organização tem boas práticas e agem conforme os melhores padrões existentes, essa informação faz com que a empresa seja reconhecida e se destaque no mundo dos negócios.
No caso da contabilidade, deve ser um dos setores mais preocupado em seguir com a política de compliance.
Para exemplificar a extensão do compliance na gestão das organizações, elencamos algumas das questões que abrangem o termo:
éticas;
trabalhistas;
contábeis
previdenciárias;
societárias;
tributárias;
financeiras;
ambientais;
jurídicas;
Empresas que atuam no mercado financeiro, devem se comprometer ainda mais com a política de compliance, como instituições bancárias por exemplo, pois este possui muitas normas e regulamentações, além de ser constantemente citado em casos de corrupção.
Diferencial das empresas em compliance
As empresas que se mantém em compliance e que comprovam essa condição, se destacam no seu mercado, seja em relação a clientes, fornecedores e até confiança de instituições financeiras.
Devido aos vários escândalos com grandes empresas no nosso país e pela facilidade ao acesso das informações através da internet, aquelas organizações que se mantém intactas se destacam e inclusive podem usar esse argumento para sair na frente de seus concorrentes, até mesmo em sites de registro de reclamações.
Quando a empresa se mantém em compliance fica mais fácil ficar longe de problemas que podem ecoar nas finanças através de multas, processos jurídicos, administrativos e indenizações que possam recair sobre a empresa através de descumprimento de normas.
Analista de compliance
Em nosso país o conceito de compliance ainda não é tão explorado como deveria, por isso, não temos muitos profissionais aptos para exercer a função.
Hoje os profissionais analistas de compliance normalmente possuem formação em administração de empresas, ciências contábeis, direito com especialização na área empresarial, tributária, civil, dentre outros, e também psicologia.
As empresas que utilizam o conceito de compliance se destacam no mercado! Para que sua empresa faça parte das organizações mais confiáveis e organizadas, ela necessita de profissionais comprometidos, que buscam a constante evolução, proativos, com boa comunicação e obviamente com conhecimento nas principais leis, como a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), Código Penal, Lei das Estatais, dentre outras.
#compliance #negocios #empresa #consultoria #gestao #leis #normas