2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Os impactos do uso de “Business intelligence” e como fazê-lo da melhor forma

February 26, 2019

Imagine que você pudesse tomar decisões para o seu negócio baseadas em análises concretas? Seria bem mais fácil evitar maus resultados. Parece simples, mas na verdade, muitas empresas definem seus passos e estratégias levando em consideração apenas a intuição de seus líderes. Neste post, vamos falar sobre o que é, os impactos positivos do uso na organização e como aplicar o Business intelligence (BI).

 

O que é Business Intelligence

 

Apesar do que muitas pessoas imaginam, o BI não é uma ferramenta, software ou aplicativo, apesar de existirem ferramentas que auxiliam o processo, e no final deste post vamos indicar algumas.

 

De forma simples, o Business Intelligence é um processo, ou melhor, um conjunto de técnicas e conceitos, pensado para coletar e analisar dados de forma organizada para facilitar e otimizar as tomadas de ações e decisões.

 

O uso do BI tem o intuito de entregar informações assertivas, no momento certo e para a pessoa certa, e tudo baseado em evidências. Seja para montar estratégia, desenvolvimento de processos e produtos ou identificar novas oportunidades no mercado.

 

O melhor de tudo é que o Business intelligence pode ser usado em qualquer setor da empresa, envolvendo marketing, competitividade, vendas, clientes e o mercado em geral.

 

Como funciona?

O BI funciona em um processo simples, mas que depende de sincronia e rapidez, já que precisam ser entregues de forma assertiva, no aspecto tempo, pessoa e momento. Por isso, a forma de fazer o processo é uma parte importante.

 

1. Coleta dos dados:

Esse passo corresponde a todos os processos inerentes à organização. Tudo o que acontece deve ser coletado para definir os aspectos mais importantes.

 

Algumas das possibilidades de coleta de dados são: como anda o aproveitamento de oportunidades no mercado, a reputação, a produtividade, realidade financeira e contábil, pontos de estrangulamento e etc...

 

2. Organização dos dados e análise:

Depois dos dados coletados chega a hora de organizar essas informações da melhor maneira para que possam ser analisados corretamente.

 

O ideal é organizar em bancos de dados e também trabalhar a apresentação de forma visual para ser mais compreensível para quem analisa.

 

3. Tomada de ações e monitoramento:

Com os dados em mãos, você precisa definir quais ações serão tomadas e então monitorar quais resultados serão alcançados com as decisões e ações.

 

Detalhes para um BI de sucesso

Para que o processo funcione, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes;

  • Os dados coletados precisam ser confiáveis e ter qualidade;

  • Devem ser fáceis de interpretar e localizar, porém devem estar seguros;

  • Os analistas devem ter visão clara dos objetivos;

  • As metas, pontos fortes e fracos devem estar definidos, assim como as necessidades da organização;

  • As decisões serão mais eficientes se tomadas através de análises de informações e atividades internas de forma detalhada;

A parte mais fundamental, no entanto, é saber da origem dos problemas e elaborar a melhor estratégia para otimizar os resultados.

Impactos para a organização:

Os impactos com o uso do Business intelligence, quando usado corretamente, são os melhores possíveis, alguns dos benefícios são:

  • Melhor entendimento de posicionamento no mercado e de processos;

  • Otimização desses processos e informações;

  • Decisões assertivas;

  • Ações inteligentes;

  • Monitoramento eficiente;

  • Redução de custos;

  • Aumento de vendas;

  • Movimento de materiais e estoque

  • Contenção de perdas;

  • Planejamento e orçamento;

  • Melhor desempenho da equipe e;

  • Bons resultados.

Essas são algumas ferramentas que ajudam com o processo de BI

Para escolher a que pode ser melhor para você, veja as opiniões dos os usuários e layout que funcionará melhor para sua organização.

 

Google Data Studio

IBM Watson Analytics

Adobe Analytics

Microsoft Power BI

Tableau

 

Agora que você já tem as informações essenciais para começar a fazer o BI na sua organização, que tal contar com a ajuda de especialistas? A Dominus conta com uma equipe de profissionais especializados em contabilidade, auditoria, recursos humanos e consultoria organizacional em que o diagnóstico inicial é gratuito.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes