Mindset: saiba que influências ele pode ter na sua empresa

January 31, 2019

 

Provavelmente você já tenha ouvido falar em “mindset”, mas sabe realmente o que é? Saiba que faz toda diferença também na sua empresa, além de em todas as áreas da sua vida. Neste texto nós vamos falar um pouco sobre o conceito do mindset e como funciona no mundo corporativo.

 

Conceito de mindset

 

O conceito parte do princípio de que as suas crenças ou a sua mentalidade, tem poder sobre você e toda a sua vida. A maneira como você recebe os acontecimentos, adversidades e os seus sentimentos sobre esses fatos afetam de maneira importante a sua vida, assim como a organização.

 

Existem dois tipos de mindset, conforme a psicóloga Carol Dweck descreve em seu livro, Mindset: a nova psicologia do sucesso, primeiro a tratar do assunto. De forma simplificada, existem duas formas de mindset:

 

Mindset fixo

 

Trata-se do pensamento de que as coisas são como são e não podem mudar mesmo que você tente. Como se existisse um destino a cumprir, ou quem é inteligente já nasce assim e não adianta se esforçar e tentar aprender, pois não conseguirá.

 

Mindset de crescimento

 

O mindset de crescimento pensa diferente. Acredita que o esforço e o trabalho duro trarão sucesso e que as derrotas trarão crescimento. As qualidades básicas serão cultivadas através do seu esforço.

 

Mas parece algo tão pessoal, como trazer isso para a empresa?

 

Cada indivíduo tem sua forma de pensar, mas o mindset pode ser moldado e na organização é algo que deve entrar no ecossistema da empresa. Está se perguntando como isso pode funcionar? Com o gestor!  Nele que tudo começa!

 

Deve-se implementar o mindset de crescimento como uma cultura da empresa. Trabalhando diretamente com a evolução constante dos colaboradores, sua empresa fica livre de improdutividade, desmotivação e insatisfação.

 

Como reconhecer se meu negócio tem mindset fixo

 

Vamos usar alguns exemplos de atitudes que você talvez tenha na empresa e o que você expõe como líder que são pensamentos de mindset fixo:

  • Sua empresa é a melhor do mercado;

  • Já chegou no seu máximo, não tem mais para onde crescer;

  • Deveria vender aquele produto, mas acho que não conseguiríamos desenvolver;

  • Adora elogios por parte dos clientes e colaboradores e

  • Tenta se firmar como uma organização que sabe de tudo.

Todos esses pensamentos são positivos, mas além de alguns serem narcisistas, fazem de você e consequentemente da sua organização, terem as características de mindset fixo.

 

É preciso pôr em mente que sempre é possível melhorar, crescer e chegar mais longe. Pensar que já está no seu limite de sucesso é um pensamento negativo, mesmo que não pareça.

 

Como implementar o mindset de crescimento na sua empresa

 

Antes de tudo, tenha seus valores definidos e faça com que seus funcionários saibam onde a empresa está e onde pretende chegar para que se sintam parte integrante da missão.

 

Felizmente, o mindset fixo pode ser mudado e para que você consiga desenvolver um mindset focado em crescimento, comece a focar em soluções e não em problemas.

  • Você deve sempre criar maneiras de expressar aos funcionários a capacidade que ele tem de pensar de forma positiva, voltada para o mindset de crescimento;

  • Sempre mostre aos colaboradores que você acredita no potencial deles e que eles possuem o que é necessário para desempenhar cada função da empresa com excelência;

  • Valorize os esforços dos que querem aprender algo novo, e não apenas aqueles que já sabem;

  • Use os líderes ou responsáveis por coordenar as equipes como importantes ferramentas de positividade e crescimento e

  • Inclua na sua empresa a política de feedbacks e críticas construtivas dizendo quais são os pontos fortes e quais precisam melhorar. Evite críticas desconstrutivas, se não levarão a lugar nenhum não tem porque serem ditas, será apenas grosseiro da sua parte.

De todo modo, o mindset de crescimento traz boas mudanças para a vida organizacional e pessoal de todos os indivíduos que fazem parte da empresa. Agora que você já sabe o que é, como implementar e como incentivar sua equipe a ir muito mais longe, coloque em prática! Se precisar de uma força, nós temos uma consultoria organizacional especializada. Você pode fazer um diagnóstico inicial gratuitamente.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes