2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Empowerment, saiba como funciona e como aplicar na sua empresa

April 23, 2019

 

O tempo é o bem mais precioso para qualquer pessoa, para os gestores de uma empresa então, nem se fala.  Essa é apenas uma das muitas vantagens de ter o conceito de empowerment na sua empresa. Para saber mais sobre ele, leia nosso post até o final.  

 

O conceito de empowerment

 

O empowerment é uma ação que tem o intuito de aproveitar melhor o capital humano da empresa, delegando poder para os indivíduos.

 

Funciona como uma estratégia para desenvolvimento e capacitação de funcionários, em que esses assumem novas responsabilidades e chances de enriquecer o cargo ocupado atualmente.

 

No entanto, empowerment não tem ligação apenas com delegação de tarefas, para a prática existe sim a necessidade de delegar, no entanto, é mais do que isso.

 

Trata-se de enriquecer o cargo do funcionário, preparando-o e agregando novas possibilidades.

 

Imagine que no momento não existe cargo disponível na empresa, no entanto, há um funcionário muito bom, no qual você tem planos para ele no futuro.

 

Pelos dois lados é interessante usar o empowerment, caso você vá abrir uma vaga para um cargo de gestão, por exemplo, não é interessante colocar alguém na função sem que haja preparação e conhecimento antes, então, que tal usar o conceito nos seus negócios e assim apenas aproveitar quando uma oportunidade surgir?

 

O que é necessário para implementar o empowerment

 

Algumas culturas precisam ser implementadas na empresa, pois sem novos hábitos, caso seja seu caso, será mais complicado incluir o processo.

 

Autonomia dos colaboradores

 

Todos têm voz ativa.

 

O empowerment permite que os colaboradores se sintam valorizados pela confiança entregue, além de se sentirem motivados pelo mesmo motivo. Mas para isso, é necessário que uma autonomia real seja dada aos colaboradores.

 

Redução de níveis hierárquicos

 

Empresas com muitos níveis hierárquicos costumam ser mais rígidas, e assim torna os processos mais lentos.

 

Equipes com a capacidade de se auto gerenciarem têm mais chances de desenvolver uma alta performance, por isso, pense antes de um processo ter que passar por três pessoas diferentes, isso é realmente necessário?

 

Compartilhamento de informações

 

Esse é um ponto principal, com o empowerment, os colaboradores escolhidos precisarão tomar conhecimento de importantes informações, para que através delas decisões sejam tomadas.

 

Dentre as informações que precisam estar disponíveis para a equipe estão inclusas:

 

concorrência, lucros, budgets, ameaças, oportunidades, desafios, share e market.

 

As informações mais importantes podem ser compartilhadas apenas com as pessoas chaves, mas o ideal é que as informações gerais sejam conhecidas por toda a equipe.

 

Feedbacks constantes

 

Assim como as responsabilidades serão maiores, os gestores também precisam estar por dentro do que acontece. É preciso saber se os resultados estão de acordo com as expectativas da empresa para com o colaborador.

Vantagens do empowerment

  • Formação de novas lideranças;

  • Desenvolvimento do cargo;

  • Proatividade do funcionário;

  • Evolução constante dos funcionários;

  • Motivação do colaborador;

  • Melhor resposta de expectativa;

  • Mais autonomia dos colaboradores;

  • Melhores resultados e;

  • Melhor fluxo de comunicação.

É preciso ter cuidado, caso sua empresa se interesse em implementar o conceito, é importante que realmente o faça, sem falsas promessas em relação a dar autonomia, isso porque muitas organizações ainda não estão preparadas para isso.

 

Ao delegar funções e deixar que seus colaboradores sejam responsáveis por determinadas decisões faz com que se sintam parte da empresa, dando-lhes a motivação e prazer, além de fazer com que se sintam participantes do sucesso dos seus negócios.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o empowerment, que tal implementá-lo na sua empresa? Se você ainda não se sente preparado para isso, nós da Dominus temos uma consultoria organizacional que pode te ajudar a melhorar seus processos internos, entre em contato conosco.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload