2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Consultoria organizacional, para que se precisa de uma e como escolher?

September 20, 2018

 

A consultoria organizacional é indicada para empresas que tem a necessidade de avaliar seus processos de maneira geral e de certa forma carecem de ajuda para chegar a conclusão dos objetivos e até entender melhor o quanto esses processos estão sendo efetivos para o alcance das metas desejadas.

 

Falhas comuns na organização

 

Algumas empresas acabam crescendo mais do que havia sido planejado, ou acabam não crescendo o quanto era esperado.

 

Nas duas situações, dentre outros fatores, a falha pode ser diagnosticada como falta de planejamento.

 

Muitos diretores, empresários ou gestores acabam deixando passar algum setor, parte ou processo que são de importância para o resultado das metas desejadas.

 

Alguns aprimoram produtos e serviços, forma de entregar, forma de distribuir e como divulgar buscando aumentar o faturamento, mas não aprimoram a organização como um todo, o que no final fará com que a empresa acabe não entregando o resultado esperado, seja para o cliente final ou para os gestores da organização.

 

Processos internos são considerados de suma importância para a entrega do resultado, se há falha em algum processo, mais cedo ou mais tarde a empresa pagará a conta.

 

As falhas mais comuns são:

 

Definição de responsabilidade:

 

Muitas vezes os envolvidos nos processos não têm definição de quem é o responsável ou encarregado de dar ordens;

 

Divisão de atribuições:

 

Algumas organizações não definem o que é responsabilidade de quem, o que muita as vezes atrasa o processo já que fica dependendo de alguém puxar a responsabilidade para si. 

 

Falta de comunicação:

 

Um dos problemas mais comuns, seja em empresas de pequeno ou grande porte.

Normalmente processos que implicam a entrega do produto ou serviço para o cliente final dependem de uma série de processos, normalmente iniciando na venda e finalizando na entrega, porém, do processo de venda até chegar ao cliente são muitas etapas.

 

E essas etapas dependem de inúmeras pessoas, e com a falta de comunicação esse processo pode se perder em algum momento.

 

Desorganização financeira:

 

Algumas empresas não organizam os custos relacionados ao seu fornecimento, não controlam efetivamente quanto custa entregar o produto ou serviço para o cliente final, assim não controlando sua margem de lucro real.

 

Falta de Fluxo:

 

Parte importante da organização requer definição de papeis e atribuições de cada um e em cada etapa do processo, seja ele de venda, de entrega, de atendimento ou qualquer outro, como o próprio nome sugere, fluxo é o movimento continuo para algo que segue o curso.

 

Caso você identifique qualquer uma dessas falhas no seu negócio, a consultoria organizacional terá um papel importante na sua empresa. 

 

Detalhes importantes para quem pensa em contratar um consultor

 

Observar se há falha em alguns dos seus processos e reconhecer que o consultor terá um papel importante para resolução desses problemas.

 

Analisar os custos finais com a contratação levando em consideração a média de prazo para a consultoria.

 

As decisões a serem tomadas após a consultoria são de responsabilidade dos diretores e responsáveis pela empresa, o papel do consultor é direcionar e orientar.

 

Se engajar para ajudar na análise e nos processos após a consultoria para a evolução dos processos, conscientizando inclusive os colaboradores envolvidos.

 

Passo a passo

 

Análise e diagnóstico: Nessa etapa a consultoria analisará a fundo todos os setores e processos na organização, fazendo relatório completo e detalhado.

 

Plano de ação e implantação: Após o diagnóstico o consultor apresenta seu plano de ação para aprimoração dos processos indicando quais ações deverão ser tomadas. O consultor acompanha a implementação com a diretoria ou responsáveis.

 

Conclusão: Baseado em estatísticas coletadas durante os processos anteriores de diagnóstico e implantação a consultoria apresenta os resultados conseguidos através das mudanças feitas. Passando a responsabilidade de continuidade para os responsáveis.

 

Monitoramento: A consultoria contratada, pode nesta etapa revisar metas, indicadores de desempenho e demonstrar os resultados obtidos a médio e longo prazo.

 

Benefícios da consultoria organizacional

 

O consultor trará a visão externa, experiência e conhecimento para analisar e aprimorar os processos utilizados.

 

Consultores experientes trarão casos já trabalhados e solucionados como exemplo de melhoria de desempenho que podem trazer mais confiança ao processo.

 

Mudanças positivas nas etapas que julgar necessário.

 

Confiabilidade dos colaboradores e gestores.

 

Organização dos processos em geral.

 

Maior produtividade já que os processos considerados lentos serão melhorados.

Melhora na comunicação entre os envolvidos.

 

Para escolher uma consultoria, você deve buscar um especialista capaz de conduzir as etapas do processo organizacional, desenvolver estratégias e melhorias para a sua organização.  É importante para que você consiga chegar aonde deseja, estabelecer metas que estejam de acordo com a realidade da sua empresa, o consultor te ajudar a planejar e te mostra como executar da melhor forma.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes