2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

Como implementar gestão por competência e melhorar os resultados da sua empresa

July 19, 2018

 

Muitas empresas implementam a estratégia de gestão por competência para melhorar seus resultados e desfrutar dos talentos existentes na empresa.

 

Gestão por competência ajuda a encontrar talentos na empresa, além de ser um ótimo jeito de administrar.

 

O que é gestão por competência

 

Gestão por competência, é optar por possuir profissionais específicos para o gerenciamento de setores, podendo ser um gestor para cada setor.

 

Se tem um profissional que possui boa capacidade de liderança, vale a pena analisar juntamente com outras qualificações se ela não poderia desempenhar um papel de gestor para conduzir uma determinada equipe.

 

Essas devidas qualidades, podem ser detectadas na avaliação do dia a dia, ou em um processo que categoriza em três situações que são avaliadas as qualidades:

 

Conhecimentos: o que a pessoa conhece na teoria;

 

Habilidades: o desempenho da pessoa na área em que atua;

 

Atitudes: qual a postura e comportamento, o quanto é determinada e como desempenha as funções particulares

 

Precisa ser traçado um perfil entre a capacidade individual e organizacional, que agregue a empresa de maneira que consiga fluir mantendo a competitividade.

 

A gestão por competência ajuda também com a escassez de gestores, será dada atenção para todos os membros da equipe, melhorando o relacionamento e a tomada de decisão.

 

Como aplicar a gestão por competência na empresa?

 

Antes de iniciar, é necessário escolher quais as competências centrais, as que você acha que precisam ser desenvolvidas.

 

É importante saber que algumas atribuições são essenciais para toda a organização, já outras podem ser necessárias para cargos ou setores.

 

Para o setor de desenvolvimento Humano ou RH, algumas competências mais importantes podem ser usadas no processo de seleção, mas isso não é importante para alguns cargos específicos, como por exemplo o setor financeiro.

 

As habilidades devem ser avaliadas conforme o caso, avaliar quais cargos necessitam de certos desempenhos e habilidades, quais conhecimentos deve ter, experiências e comportamentos que realmente possam agregar à organização.

 

É interessante escolher até 6 pessoas, para verificar as competências mais importantes, necessárias a empresa. Se escolher muitas pessoas, vai ficar mais descentralizado e assim, vai ser mais difícil atingir os melhores resultados.

Isso significa que será difícil atingir resultados de alto impacto.

 

Após a decisão das competências, é ideal desenhar um perfil com a definição e descrição do que é necessário. Faça uma definição pequena com os comportamentos necessários e também os níveis de conhecimento e de atividades que ajudem a desenvolver o profissional.

 

Com a lista de competências em mãos, é importante comunicar aos envolvidos, principalmente a colaboradores.

  

Vantagens da gestão por competência

 

Tornar mais rápidos os processos seletivos

 

Você provavelmente não quer gastar semanas em um processo seletivo e nem quer contratar alguém que não esteja alinhado com o plano da empresa.

 

Portanto, o mapa feito pelo RH servirá como guia para preencher essas carências ocasionais.

 

Baixa rotatividade de funcionários

 

Com a gestão por competência, a tendência é que haja menos rotatividade e pessoas estão mais engajadas na empresa.

 

Potencialização de resultados

 

Pelas avaliações feitas, a empresa terá os profissionais mais qualificados para atender ao planejamento da organização, profissionais estarão mais aptos para os desafios e problemas.

 

Mais transparência e respeito

 

Com os treinamentos a serem desenvolvidos, os profissionais serão mais capacitados, também terá conhecimento real sobre os valores da empresa e passará essa impressão para novos colaboradores.

 

Assim vemos, que o investimento em um bom relacionamento entre a equipe os gestores e a organização em si, pode trazer experiências ricas para o desenvolvimento de todos os profissionais, e a empresa certamente terá um ambiente mais harmônico e com uma liderança positiva.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes