2017 | Grupo Dominus - -Todos os direitos reservados.

5 ferramentas de gestão que todo empreendedor de sucesso usa

February 15, 2019

 

Gerir um negócio pode ser uma tarefa difícil, mas alguns gadgets podem facilitar a vida do empreendedor! Separamos algumas das ferramentas mais usadas em processos organizacionais que fazem parte do ecossistema de grandes organizações.

 

1. CRM - Customer Relationship Management

 

Como o nome sugere, CRM é uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM é utilizado por muitas empresas, sejam de pequeno ou grande porte, afinal todo negócio precisa de cliente para existir e sobreviver.

 

A ferramenta funciona para fazer o acompanhamento completo. Desde o primeiro contato com um interessado em fazer negócio com a empresa até o fechamento da venda.

 

As ferramentas possibilitam o armazenamento de informações básicas, como, por exemplo, razão social, contato (pessoa, e-mail e telefones), CNPJ, endereço e nome fantasia.

 

Também é possível criar etapas para o atendimento, conforme seu produto ou serviço exige. Por exemplo:  primeira ligação, proposta comercial, proposta técnica, venda, entrega e pós-venda.

Algumas ferramentas de CRM possuem integração com outras plataformas importantes, como agenda, e-mails, chamadas telefônicas e de vídeo e até recolhem informações de redes sociais para cadastro.

 

Imagine o quanto um cliente fica insatisfeito quando liga para seu estabelecimento interessado em um produto, mas o item está indisponível. Com um CRM é possível guardar as informações dele e assim avisá-lo quando o produto estiver em seu estoque.

 

Você poderia guardar essa informação em uma agenda ou no seu calendário, mas a probabilidade de você lembrar seria bem menor, do que se existisse esse fluxo em seu CRM.

 

2. Organograma/Fluxograma

 

O organograma é peça fundamental para deixar claro como funciona a organização da empresa, ajudando funcionários a saberem suas funções e as pessoas a quem devem reportar-se.

 

Já o fluxograma, é responsável por apresentar as etapas ou representação esquemática de determinados processos. É muito importante, principalmente, quando um processo depende de muitos setores ou pessoas para acontecer.

 

3. Análise Swot

 

Uma ferramenta essencial para empresas que buscam a melhoria constante. Através de análise SWOT você consegue diagnosticar os pontos fortes e fracos da empresa e assim definir as ações a serem tomadas.

 

Na metodologia, são analisados quatro pontos diferentes:

• Strengths (forças);

• Weaknesses (fraquezas);

• Opportunities (Oportunidades) e;

• Threats (Ameaças).

 

A análise SWOT é muito eficiente. As forças e fraquezas são relacionadas a níveis internos e as oportunidades e ameaças a níveis externos. Conhecendo os pontos da análise, você consegue definir seus próximos passos.

 

4. OBZ – Orçamento Base zero

 

Uma ferramenta estratégica excelente e muito utilizada na composição de planejamento orçamentário. O diferencial é a base zerada, em outras palavras, não se leva em consideração os custos, despesas, investimentos e receitas de períodos anteriores.

 

Com o OBZ não são usados números históricos no planejamento, partindo do princípio que, não necessariamente, a organização terá os mesmos números de suas bases anteriores.

A ferramenta ajuda a identificar custos e despesas dispensáveis, já que são analisadas de forma detalhada.  

 

5. 5W2H

 

Uma ferramenta flexível, que funciona em muitas possibilidades. Útil para elaborar planejamento operacional, tático e estratégico.

 

Pode parecer complexo, porém é simples e lógico. A ideia é se fazer algumas perguntas sobre processos e projetos e defini-los por completo.

 

• What (O que?) Do que se trata ou quais serão as etapas;

• Why (Por que?) Qual a justificativa do processo ou projeto;

• Where (Onde?) em que setor, área ou local será feito;

• When (Quando?) Quando ou em quanto tempo será feito;

• Who (Quem?) De quem será a responsabilidade de fazer;

• How (Como?) Que métodos serão usados e;

• How much (Quanto?) Qual será o valor.

 

Tendo todas as respostas para essas perguntas, você tem um planejamento completo.

Estas ferramentas ajudam na gestão de qualquer empresa.

 

Seja no atendimento ao cliente, organização interna e fluxo de processos, análise e diagnósticos de pontos a serem melhorados, planejamento orçamentário e também implementação de novos processos e projetos. Caso precise de ajuda para entender mais sobre estes gadgets, nós da Dominus somos especialistas em consultoria organizacional, caso precise de ajuda para implementar ferramentas e descobrir como melhorar os processos na sua empresa, fale conosco.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes